Imprimir

Instalação

O FooBar é um suplemento do Word. Para usá-lo você deve seguir as instruções para instalar suplementos do Word:

  1. Copie o FooBar.dot na pasta de inicialização do Word no seu computador. A pasta padrão deveria ser %APPDATA%\Microsoft\Word\Inicialização (copie e cole esse endereço no Windows Explorer) mas ela pode não existir ainda (o nome da pasta "Inicialização" pode estar em inglês, Startup, ou na língua da sua instalação). Se não existir, use %APPDATA%\Microsoft\Word e crie a pasta você mesmo(a).
  2. Depois, adicione essa pasta (o caminho verdadeiro, começando com C:\... em vez do atalho %APPDATA%; o caminho padrão é C:\Users\Usuario\AppData\Roaming\Microsoft\Word\Inicialização\ — ou Startup —, onde "C" e "Usuario" podem variar; use o atalho acima com %APPDATA% para saber o endereço correto) na lista de locais confiáveis da Central de Confiabilidade. Para fazer isso, siga este caminho: Arquivo, Opções, Central de Confiabilidade, Configurações da Central de Confiabilidade, Locais Confiáveis, e se a pasta em questão não estiver na lista, clique em "Adicionar novo local" e cole o endereço completo dando todas as confirmações até sair.
  3. Reinicie o Word e localize a barra de ferramentas do FooBar na aba Suplementos.

Uso

Botão FooBarAo clicar no botão do FooBar na barra de ferramentas, abre-se o formulário para gerir as variáveis de documento. Nele, você encontrará uma lista que mostra as variáveis existentes no documento e diversos botões, separados em três grupos. Estes controles são descritos a seguir.

Lista de variáveis

A lista de variáveis pode ser acionada com o mouse. Cada clique simples seleciona a variável clicada. Shift+clique seleciona as variáveis entre a última clicada e a atual. Ctrl+clique adiciona a variável clicada à seleção. A lista também pode ser acionada com o teclado com as teclas acima, abaixo, PageUp, PageDown. Shift + uma dessas teclas estende a seleção.

Editor de variáveis

Este grupo conta com três botões: Adicionar, Editar e Eliminar. Os botões de Adicionar e Editar abrem um novo formulário para esse fim. O botão de Eliminar mostra um diálogo de confirmação. O botão Editar fica ativo apenas quando uma única variável da lista está selecionada. O botão eliminar é ativado quando há uma ou mais variáveis selecionadas.

Uso das variáveis

Este grupo tem quatro botões:

Inserir como campo: Insere um campo DOCVARIABLE no ponto de inserção do documento atual. Este campo, que é nativo do Word e também pode ser inserido pelo caminho habitual de inserção de campos, constitui a única interface disponível para o usuário para inserir variáveis de documento, não permitindo, porém, criar, editar ou sequer conhecer quais variáveis estão disponíveis. O campo mostra o valor da variável no momento em que foi inserido: ele pode precisar ser atualizado para mostrar o valor atual num momento posterior. Este botão fica ativo apenas quando uma única variável está selecionada.

Inserir como texto: Insere no ponto de inserção, como texto, o valor da variável. Este botão fica ativo apenas quando uma única variável está selecionada.

Copiar valor: Copia o valor da variável para você colar onde quiser. Este botão fica ativo apenas quando uma única variável está selecionada.

Exportar: Abre o diálogo de exportar múltiplas variáveis. Este botão fica ativo apenas quando uma ou mais variáveis estão selecionadas. Nesse diálogo você deve selecionar dois parâmetros:

Fechar

O botão Fechar também atende às teclas Enter e Esc.