Descrição
Licença
Instalação
Instruções de uso
Descrição de ferramentas
Suporte

 

Descrição

Pari Passu é uma ferramenta pensada para alinhar textos, ou seja, apresentá-los lado a lado para que possam ser comparados. Pode ser usado para comparar um texto com suas versões ou traduções.

Quem define qual a unidade que será usada no alinhamento é o usuário, sendo que Pari Passu interpretará cada parágrafo do texto inserido como um segmento a ser alinhado. Como Pari Passu é uma ferramenta feita em Excel, ao colar um texto serão considerados parágrafos todos os segmentos de texto, inclusive vazios, separados por uma marca de parágrafo (caractere Ascii 13) ou por uma marca de linha manual (caractere Ascii 10).

Topo

 

Licença

Pari Passu é disponibilizado sob termos de uso disponíveis na página do site De Scripta. Ao instalar e utilizar Pari Passu você declara tácita e incondicionalmente que aceita esses termos de uso.

Topo

 

Instalação

Copie o PariPassu.xla na pasta de suplementos do Office no seu computador. A pasta padrão deveria ser %APPDATA%\Microsoft\Suplementos (copie e cole esse endereço no Windows Explorer) mas ela pode não existir ainda (o nome da pasta "suplementos" pode estar en inglês, "Addins", ou na língua do seu sistema). Se não existir, use %APPDATA%\Microsoft e crie a pasta você mesmo(a). Depois, adicione essa pasta (o caminho verdadeiro, começando com C:\... em vez do atalho %APPDATA%; o caminho padrão é C:\Users\Usuario\AppData\Roaming\Microsoft\Suplementos\, onde "C" e "Usuario" podem variar; use o atalho acima para saber o endereço correto) na lista de locais confiáveis da Central de Confiabilidade. Para fazer isso, siga este caminho: Arquivo, Opções, Central de Confiabilidade, Configurações da Central de Confiabilidade, Locais Confiáveis, e se a pasta em questão não estiver na lista, clique em "Adicionar novo local" e cole o endereço completo dando todas as confirmações até sair. Reinicie o Excel e localize a barra de ferramentas do Pari Passu na aba Suplementos.

Topo

 

Instruções de uso

Pari Passu não alinhará os textos automaticamente, mas oferecerá ao usuário ferramentas que facilitarão a tarefa de alinhá-los. Numa sessão de alinhamento típica, o usuário clica no botão “Novo alinhamento”, que cria uma planilha disposta a tal fim, e cola na célula abaixo do rótulo de cada coluna de texto os textos desejados. Não há limite para o tamanho e a quantidade dos textos inseridos, exceto os impostos pelo Excel às dimensões das planilhas. Os principais são: 1048576 linhas por 16386 colunas, e cada célula 32767 caracteres.

Observação importante: ao colar os textos, no texto copiado não deve existir nenhum caractere de tabulação. Um caractere de tabulação é interpretado pelo Excel como separador de colunas. Se ao colar o texto ficarem selecionadas duas colunas, é sinal de que havia um caractere de tabulação. O texto colado deve ficar numa única coluna. Para eliminar os caracteres de tabulação automaticamente antes de levar o texto para a planilha, clique na ferramenta de Localizar e substituir do Word, escreva ^t em "Localizar", e deixe vazio o campo "Substituir por". Depois, mande substituir tudo. ATENÇÃO: o Word pode substituir outros caracteres de tabulação além dos que estão no texto a ser levado para a planilha, então tenha cuidado para não salvá-lo ou, então, desfaça a substituição depois de levar o texto para o Excel.

Após colar os textos, o usuário percorrerá as colunas procurando os momentos em que o texto ficar desalinhado. Nesse momento, o usuário poderá corrigir o alinhamento mesclando ou separando células. Uma célula pode conter um ou mais parágrafos: o usuário controlará a disposição e formatação do texto dentro das células de modo que o texto de uma célula corresponda ao texto na célula vizinha. Para alinhar o texto, o usuário também poderá inserir e excluir células. Se precisar, a qualquer momento o usuário poderá inserir uma nova coluna de texto.

A ferramenta também tem duas funções meta-textuais: a numeração das linhas da tabela (que não necessariamente coincidirá com a numeração de parágrafos, uma vez que o número de parágrafos pode diferir de um texto para outro e diversos parágrafos podem ocupar uma mesma célula) e as estatísticas.

As estatísticas que a ferramenta insere são:

  • Número de caracteres por célula
  • Número de palavras por célula
  • Diferença na quantidade de palavras dos caracteres e palavras do texto de cada célula com respeito aos caracteres e palavras do texto da célula correspondente na primeira coluna.
  • Diferença percentual na quantidade de caracteres e palavras do texto de cada célula com respeito aos do texto da célula correspondente na primeira coluna.

Há também uma ferramenta de exportação para o Word: Pari Passu criará um documento do Word vazio e exportará para ele o conteúdo da tabela, seja com estatísticas, ou não.

O botão de ajuda contém um link para a página do Pari Passu no De Scripta, onde podem ser encontradas outras informações e é possível obter ajuda do desenvolvedor.

Topo

 

Descrição dos botões na barra de ferramentas:

 

Rótulo

Descrição

Botão novo alinhamento

Novo alinhamento

Criar uma planilha preparada para inserir um alinhamento.

Mesclar usando espaços

Mesclar células com espaços

Ao mesclar células, inserir espaços entre os textos das células mescladas.

Mesclar usando parágrafos

Mesclar células com parágrafos

Ao mesclar células, inserir parágrafos entre os textos das células mescladas.

Mesclar célula de baixo

Mesclar célula de baixo

Mesclar célula de baixo com a célula selecionada. As células abaixo da célula mesclada serão deslocadas para cima até encostarem na célula selecionada.

Mesclar células

Mesclar células

Mesclar as células selecionadas. As células abaixo das célula mescladas serão deslocadas para cima até encostarem na primeira das células selecionadas.

Dividir célula

Dividir célula

Dividir o conteúdo da célula selecionada entre diversas células.

Adicionar coluna

Adicionar coluna

Adicionar uma coluna de texto para alinhar.

Inserir células acima

Inserir células acima

Inserir células acima da seleção. O número de células que serão inseridas é igual ao número de células selecionadas.

Inserir células embaixo

Inserir células embaixo

Inserir células embaixo da seleção. O número de células que serão inseridas é igual ao número de células selecionadas.

Excluir células

Excluir células

Excluir as células selecionadas. As células abaixo das células excluidas, serão deslocadas para cima.

Aparar lista

Aparar lista

Eliminar as células vazias no final da lista.

Disposição do texto

Disposição do texto

Alternar a disposição do texto: quebrando automaticamente dentro da célula ou ocupando uma única linha. Além disso, o texto é alinhado verticalmente na parte superior da célula.

Numerar linhas

Numerar linhas

Numerar as linhas da lista de textos alinhados.

Inserir estatísticas

Inserir estatísticas

Inserir estatísticas na planilha: são calculadas a quantidade de caracteres e palavras de cada texto, além da diferença dos textos de cada coluna com respeito à primeira coluna, tanto em palavras como em caracteres e os correspondentes percentuais. Também é calculado o total de palavras e caracteres de ambas as colunas e as correspondentes diferenças absolutas.

Enviar para o Word

Enviar para o Word

Exportar a planilha para o Word. É possível exportar com estatísticas e sem estatísticas.

Ajuda e informação

Ajuda e informação

Ajuda e informação sobre este suplemento.

Topo

 

Suporte

Para obter suporte, entre em contato.