Tradução & Software

Ingressar ao sistema


Assinar boletim de novidades


Obs.: A frequência de mensagens baixa e necessário confirmar o email.

Curta e compartilhe este site!

Corretor

Download gratuito

O software que distribuo é resultado de ferramentas que criei para meu uso pessoal e por achá-las pertinentes decidi compar­tilhar. No entanto, quando as crio e uso sozinho elas são mais simples, sem acabamento, com poucos testes, pois, na verdade, vou atualizando-as a cada tanto tempo e daptando-as a cada necessidade. Prepará-las para distribuir, pensando em usuários que não poderão editar o código e precisam de segurança, documenta­ção, e também, é claro, de uma apresentação bonita, leva um tempo que é escasso, e implica um esforço bastante grande. Por isso, contribuições espontâneas de pessoas que gostam das ferramen­tas que aqui encontram e podem usar gratuitamente são bem-vindas e muito úteis para que esse esforço possa continuar sendo feito.

Você também pode contribuir solicitando suporte pago ao uso do software: é só entrar em contato.

Obrigado!

Download

...ou entre em contato para contribuir por outro meio com o desenvolvimento desse software.

O De Scripta Corretor foi o primeiro software que preparei para distribuição. Poderia ser melhorado em vários aspectos, mas faz o que se propõe, que é possibilitar a atualização ortográfica de textos. Tem uma interface bastante simples e permite automatizar diversas alterações. Quando apareceram os corretores ortográficos para Word configurados com o Acordo Ortográfico, ele perdeu um pouco do sentido e saiu do ar, mas ainda pode ser útil para alguém. Volta agora, então, no novo site De Scripta, para quem interessar, e como registro histórico.

Importante: O desenvolvimento do corretor foi interrompido já naquela época e nunca cheguei a revisá-lo para versões posteriores do Word, então ele ainda funciona apenas no Word 2003.


Corretor ortográfico para adequar textos

às mudanças introduzidas pelo

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

 

V. 1.0

 

Manual do usuário

 

© Pablo Cardellino 2009

 

 

Características

 

De Scripta Corretor é um modelo para MSWord concebido e desenvolvido para corrigir a ortografia de textos conforme às regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que vige desde 1º de janeiro de 2009.

De Scripta Corretor auxilia na revisão dos textos oferecendo a grafia atualizada das palavras. De Scripta Corretor possui uma pequena lista de palavras, o Dicionário da aplicação, destinada ao registro daqueles termos que necessitem ser sempre corrigidos da mesma forma. Mas, fora os termos do Dicionário, o De Scripta Corretor analisa todos os termos do texto a partir de regras ortográficas. Isto significa que mesmo que o usuário invente uma palavra, se ela estiver grafada com critérios da ortografia antiga o De Scripta Corretor oferecerá uma correção.

De Scripta Corretor ajuda e obedece o usuário. Como é um software que utiliza  regras para a análise dos termos do texto, ele é capaz de identificar quais regras são aplicáveis em cada caso, e as mostra ao oferecer as correções, ajudando o usuário a aprendê-las. Porém, é o usuário quem tem sempre a última palavra: o De Scripta Corretor oferece as correções pertinentes, e o usuário pode aceitá-las ou não.

O usuário é livre para adicionar e editar os termos do Dicionário, assim como os prefixos considerados no uso do hífen e dos verbos terminados em -guar e -quar envolvidos nesta reforma.

Licença

Este programa é um software livre; você pode redistribuí-lo e/ou modifica-lo dentro dos termos da Licença Pública Geral GNU como publicada pela Fundação do Software Livre (FSF); na versão 2 da Licença, ou (na sua opinião) qualquer versão.

Este programa é distribuído na esperança que possa ser útil, mas SEM NENHUMA GARANTIA; sem uma garantia implícita de ADEQUAÇÃO a qualquer MERCADO ou APLICAÇÃO EM PARTICULAR. Veja a Licença Pública Geral GNU para maiores detalhes.

Você pode baixar uma cópia da Licença Pública Geral GNU aqui.

Instalação

Para instalar o De Scripta Corretor, verifique primeiro as condições de segurança do Word em Ferramentas > Macro > Segurança. Caso você use o nível Muito alto ou Alto, para poder usar o De Scripta corretor você necessitará alternar para a aba Editores confiáveis e checar Confiar em todos os suplementos e modelos instalados.

Em seguida, feche o Word e copie o arquivo De ScriptaCorretor.dot na pasta de inicialização do Word. O caminho padrão desta pasta é:

%APPDATA%\Microsoft\Word\INICIALIZAÇÃO

Você pode copiar esse caminho e colá-lo na barra de endereços do Windows Explorer para abrir a pasta. %APPDATA% é a variável do Windows que identifica a pasta de dados de aplicativos. O caminho padrão desta pasta muda conforme seu sistema, mas pode ser

[Unidade]:\Users\[USUÁRIO]\AppData\Roaming

onde [USUÁRIO] corresponde ao seu nome de usuário no Windows

Modo de uso

Início da sessão

O De Scripta Corretor tem uma barra de ferramentas própria (com o seu mesmo nome) que tem um botão:

Para iniciar o corretor clique nesse botão. O corretor começará a busca de termos grafados pelas regras antigas e se deterá em cada um deles aguardando pela sua decisão. Quando não seja localizado mais nenhum termo, um aviso será exibido e o corretor será encerrado. Você pode interromper o corretor a qualquer momento clicando em Sair ou, se no momento o corretor estiver ocupado procurando termos (isto pode demorar se houver intervalos longos de texto sem erros) você pode usar o comando de interrupção de macros do Word, pressionando Ctrl + Break.

Escopo da sessão

O De Scripta corretor irá procurar termos com grafia desatualizada dentro do intervalo do documento que estiver selecionado. Se nenhuma seleção estiver presente, será utilizado o documento inteiro.

Roteiro sugerido

Sugere-se que se sigam os seguintes passos:

Digitação normal

Uso do corretor nativo do Word (F7)

Uso do De Scripta Corretor.

O que importa é que sempre seja usado o De Scripta Corretor em último termo, visto que o corretor nativo pode querer corrigir ao contrário.

Descrição das ferramentas do De Scripta Corretor

Corretor ortográfico

É nesta aba que está de fato o corretor e as ferramentas para utilizá-lo.

Ao rodar o De Scripta Corretor, o programa varre o texto procurando termos grafados por regras que perderam vigência com o Acordo Ortográfico e aguarda a decisão do usuário sobre o que fazer, exceto quando o próprio usuário tenha configurado uma ação automática para o termo achado.

Termo com grafia antiga

Neste campo é exibido cada termo sobre cuja grafia se requer uma decisão do usuário.

Contexto

Aqui é exibido um pequeno excerto que contém o termo achado. Esta caixa é apenas para referência do usuário e não é editável. O termo em questão aparece entre duas sequências de três •••bolinhas•••.

Regra aplicável

Neste espaço se explica por que a grafia do termo achado deveria ser atualizada.

Lista substituir

A lista Substituir contém os termos que o usuário configurou para serem corrigidos de forma automática, substituindo a grafia antiga pela nova. Nenhum termo é adicionado automaticamente a esta lista pelo programa: todos os termos que aparecem nela foram adicionados pelo usuário. Porém, não necessariamente os termos foram atualizados nessa mesma sessão: eles podem ter sido configurados numa sessão anterior.

Não mais substituir

Ao clicar neste botão, o item selecionado é eliminado da lista e, caso esteja no dicionário também, é eliminado o automatismo da sua substituição. Porém, neste caso o termo não é eliminado do dicionário. Para isso deve ser usada a ferramenta própria na aba Dicionário.

Lista ignorar

Nesta lista aparecem os termos grafados pela norma antiga que o corretor ignora de forma automática. Analogamente à Lista Substituir, nenhum termo é adicionado pelo corretor a esta lista: é o usuário quem os adiciona, embora em alguns casos isso possa ter acontecido numa sessão prévia.

Não mais ignorar

Ao clicar neste botão, o usuário elimina o termo selecionado da lista ignorar. Neste caso o comportamento quando o termo está no dicionário difere do comportamento do botão Não mais substituir: se o termo estiver no dicionário, ele será apagado quando se clicar neste botão.

Ortografia do termo no Acordo

Ao consultar o usuário sobre uma palavra, o De Scripta Corretor mostra nesta caixa a correção sugerida. Se o usuário julgar necessário, ele pode editar o conteúdo desta caixa, e o termo da forma que ele o modificou será usado para processar a ação escolhida (Substituir, etc.).

Substituir esta ocorrência

Ao selecionar esta opção, o corretor substitui a ocorrência atual do termo achado pelo termo contido na caixa Ortografia do termo no Acordo, quer seja o sugerido pelo corretor, quer o indicado pelo usuário.

Substituir todas neste documento

Esta opção substitui o termo atual pelo contido na caixa Ortografia do termo no Acordo e adicionalmente adiciona o termo à Lista Substituir. Com isso, as próximas ocorrências do termo achadas na sessão atual serão substituídas automaticamente.

Substituir sempre (Adic. ao Dicionário)

O comportamento desta ação é o mesmo de Substituir todas neste documento, exceto pelo fato de que a substituição automática é gravada no dicionário. Com isso, o termo será substituído automaticamente não somente nesta, como também em todas as sessões futuras, a menos que o termo seja retirado do dicionário pelo usuário.

Ignorar esta ocorrência

Esta ação ignora a ocorrência atual do termo achado com grafia antiga. Possíveis próximas ocorrências serão objeto de consulta ao usuário.

Ignorar todas neste documento

Clicando neste botão, o usuário ignora a ocorrência atual do termo achado com grafia antiga e adicionalmente o inclui na Lista Ignorar, com o qual o termo passa a ser ignorado pelo corretor durante o restante da sessão.

Ignorar sempre (Adic. ao Dicionário)

O comportamento deste botão é o mesmo de Ignorar todas neste documento, exceto pelo fato de que a ação automática, ignorar o termo, é gravada no dicionário e valerá em todas as sessões futuras até o termo ser retirado do dicionário.

Regras

A aba Regras é meramente informativa: nela são exibidas todas as regras analisadas pelo De Scripta Corretor.

Dicionário

A aba Dicionário contém as ferramentas de gestão do dicionário do corretor.

Dicionário

A lista principal da aba contém o dicionário em si, isto é, todos os termos contidos no dicionário da aplicação, bem como a indicação das ações automáticas (ignorar ou substituir) a eles associadas. A ação padrão é consultar o usuário, e isto é indicado com “---”.

Grafia antiga

Na coluna Grafia antiga se mostra os termos do dicionário que o corretor procura.

Grafia Novo Acordo

Nesta coluna é exibida a grafia que o corretor sugere (ou usa, caso a ação automática seja substituir) quando acha no texto o termo da primeira coluna. Se a ação automática for ignorar, a coluna mostra o termo que seria usado. Tipicamente é o termo que o corretor sugeriria, mas o usuário pode tê-lo alterado, ou seja que não deve ser tomado como referência.

Ação automát.

Nesta coluna mostra-se as ações configuradas para cada termo, seja o padrão Consultar (---) ou as ações automáticas de substituir ou ignorar.

Adicionar termo

Este botão abre o diálogo da aplicação para adicionar um termo ao dicionário. O usuário é livre para adicionar os termos que quiser, inclusive termos não afetados pela reforma ortográfica, se isso for útil.

Editar termo

Este botão abre o diálogo que permite editar os verbetes do dicionário. A estrutura deste diálogo é a mesma do diálogo de adicionar termos, mas ao editá-los o diálogo vem preenchido com os dados presentes no dicionário.

Eliminar termo

Este botão elimina definitivamente do dicionário, após confirmação, o termo selecionado.

Regra aplicável

Neste campo é exibida a regra (ou as regras, se for o caso) referente ao termo selecionado no dicionário.

Prefixos e Verbos

Nesta aba você pode gerenciar as listas de prefixos e verbos analisados pelo dicionário.

Prefixos Avaliados

Todos os prefixos que o dicionário avalia estão nesta lista. Se precisar editar um dos prefixos da lista, elimine-o e torne a adicioná-lo com a grafia desejada.

Eliminar

Este botão elimina o prefixo selecionado na lista.

Adicionar prefixo

Neste campo você pode adicionar um prefixo. Não use hífen.

Verbos avaliados

Todos os verbos terminados em “-quar” e “-guar” que o dicionário avalia estão nesta lista. Se precisar editar um dos verbos da lista, elimine-o e torne a adicioná-lo com a grafia desejada.

Eliminar

Este botão elimina o verbo selecionado na lista

Adicionar verbo

Neste campo você pode adicionar um verbo à lista.

Reiniciar

Use este botão para voltar a colocar o cursor da revisão no local em que estava quando a sessão de revisão começou (quando o formulário do revisor foi aberto). As mudanças feitas durante a sessão NÃO serão desfeitas reiniciando a ferramenta: somente o cursor é recolocado no começo da revisão. Isto significa que na parte já revisada do arquivo, o corretor se deterá somente nos termos ignorados, desde que não estejam na Lista Ignorar. Os termos que já foram corrigidos serão naturalmente ignorados pelo corretor.

Sair

Use este botão para encerrar a sessão.

Sobre

Este botão exibe informações sobre o De Scripta Corretor.

 

 

 

Adicionar termo ao dicionário / Editar termo do dicionário

Este diálogo permite adicionar termos ao dicionário, ou editar os existentes.

Grafia antiga

Neste campo vai o termo na grafia antiga. O corretor procura por este termo no texto, e se o achar age conforme determinado nos campos abaixo (substituindo-o ou ignorando-o automaticamente, ou consultando o usuário).

Grafia nova

Este campo contém a correção pertinente para o termo na nova ortografia que será usada para a substituição automática ou que será sugerido ao usuário, caso corresponda. Se, porém, o termo deve ser ignorado, este campo deve conter a forma que teria, hipoteticamente, pela nova ortografia. Por exemplo, para a palavra “mülleriano”, que tipicamente deve ser ignorada, a hipotética grafia será “mulleriano”. Incluir esta forma no dicionário não é de fato necessário, visto que nunca será usada por o termo ser ignorado e visto também que de fato é errada. Porém, é recomendável fazê-lo para se manter a consistência do dicionário. Se um dia, por algum motivo, você decidir deixar de ignorar o termo para substituí-lo eventualmente, você disporá da forma correspondente no dicionário.

Regra aplicável

Esta seção permite selecionar ou mudar a/s regra/s ortográfica/s aplicável/eis ao termo.

Lista

A seleção de regras nesta lista é múltipla, porém somente podem ser escolhidas regras compatíveis: sempre pode ser escolhida a regra referente ao trema, somente pode ser escolhida uma regra de acentuação por vez, e somente pode ser escolhida uma regra referente ao hífen por fez.

Espaço

O espaço ao lado da lista mostra o/s texto/s da/s regra/s escolhida/s

Ao encontrar um termo com a grafia antiga

Estas opções configuram as ações automáticas. No caso de estar sendo editado um termo, ao escolher uma ação automática diferente da que estava marcada a mudança é refletida na/s lista/s envolvidas. Por exemplo, se o termo estava marcado para substituição automática e você o define como consulta, ele é retirado da Lista Substituir. Se a mudança for ao contrário ele é incluído na lista. O mesmo vale para a ação de ignorar, e caso a mudança seja entre ignorar e substituir.

Substituí-lo automaticamente

Esta opção configura o termo para ser sempre automaticamente substituído, em todas as sessões do corretor.

Ignorá-lo e seguir em frente

Esta opção configura o termo pra ser sempre automaticamente ignorado, em todas as sessões do corretor.

Mostrá-lo para o usuário decidir (padrão)

Esta é a opção padrão do dicionário: o termo é incluído mas se ele for achado o usuário será consultado, dando-se a Grafia nova como sugestão de correção.

Trata-se de uma exceção à regra?

No caso de termos incluídos pelo usuário, o corretor não tem como saber se se trata de uma exceção à regra selecionada na lista, por isso o usuário deve informá-lo. Esta informação é importante e deve ser dada com cuidado, pois caso a ação automática seja consultar o usuário o aviso de que se trata de uma exceção será exibido.

 



Ao usar este site, você aceita tacitamente os termos de uso e a política de privacidade

Site desenvolvido por De Scripta, 2016

Veja e edite seus programas em JavaScript, PHP, Perl, HTML, etc